• Educadores Credenciados

Desconecte-se da hiperconexão e conecte-se na saúde dos seus olhos

Ana Paula Figueiredo

Terapeuta Ocupacional

Instrutora do Método Meir Schneider Self Healing®

anpfig@gmail.com






Você já parou e contou quantas horas você despende no seu dia, semana e mês nas mídias digitais? Tente contar e vai se assustar com o número de horas que você ficou absorvido por elas.


Os Smartphones, computadores e mídias tecnológicas hoje fazem parte na nossa vida e nos auxiliam sendo muito eficientes para comunicação, trabalho , lazer , etc. Mas também, têm acarretado muitos danos tal como a  dependência e excesso de uso, sem falar que poucas pessoas sabem que as telas próximas causam muito stress visual.


Fico me perguntando:


O que isso traz de prejuízo para a nossa visão hoje e no futuro? 


Que visão nossos jovens vão ter quando envelhecerem?


Sabemos hoje que a degeneração macular associada à idade tem altos índices de ocorrência por causa do uso excessivo da visão central. E é esta visão que hoje estamos sobrecarregando o tempo todo. 


Este mês foi publicada uma pesquisa nos EUA falando sobre os efeitos  causados no cérebro em crianças e jovens onde se observou :atrofia cerebral, aceleração do processo de envelhecimento , dificuldades cognitivas e comportamentais e conclui sugerindo que as pessoas tentem usar aplicativos que limitem o uso de telas para crianças e adultos.


Leiam:

Groundbreaking Study examines effects of

screen time on kids


Observe ao seu redor e veja quantas pessoas usam o celular em todas as ocasiões cotidianas e escrevem mensagem andando, o que é pior ainda para nossa retina.


Quando olhamos para perto os músculos se contraem e a lente dentro dos olhos ,o cristalino ,muda de forma para dar o foco e se contrai mas se ficamos o tempo todo só nessa distância isso é muito prejudicial para o nossos olhos. 


Olhamos para longe, e este olhar é muito benéfico pois favorece ao relaxamento  da musculatura  da lente consequentemente trazendo mais equilíbrio para a nossa visão. 


Também existe uma questão pontual, a cabeça está sempre projetada para frente e flexionada desalinhando todo o nosso corpo. É o chamado "Pescoço de mensagem". 


Com certeza vamos contribuir para aparecer precocemente patologias oculares que poderiam ser evitadas ou levariam mais tempo para se desenvolverem. 


Proponho a você diminuir o tempo que fica diante dos estímulos visuais (celulares, Ipad, computador, TV) e desfrute de um passeio ao ar livre, olhe para longe, veja detalhes a sua volta.


Respire profundamente e desconecte-se!!!


Eu mesma fiz um detox digital  no mês passado e fiquei por três dias com uso limitado do celular e mídias. Só ligava por alguns minutos para ver se tinha alguma mensagem urgente e me surpreendi como a minha visão melhorou.  Atualmente tenho presbiopia, vista cansada, e uso óculos para ler de perto e notei grande melhora na minha acuidade visual, além de mais tempo para fazer outras atividades de auto-cuidado e lazer.


Gostaria de encorajá-los a fazer isto, se não for um dia todo, pelo menos no final de semana, limite o tempo no seu celular, computador.


Faça mais atividade física, sociais, artísticas, encontre novas formas de se conectar e encontrar seus amigos.


Temos que nos responsabilizar pela nossa saúde visual agora e conscientizar as pessoas para que a geração futura preserve a sua visão para toda a vida. 


Algumas dicas para você ter uma melhor visão:


- Limite o tempo de uso dos celulares e computadores;

- Fique na luz natural sempre que possível.

- Não olhe sempre para perto;

- Faça pequenas pausas, respire profundo e olhe longe;

- Contemple o que você vê;

- Caminhe e observe os detalhes;

- Dê banho de sol nos seus olhos, sempre fechando-os, no sol fraco  de manhã e movimente a cabeça de um lado para o outro.

- Faça relaxamentos no escuro, cubra os seus olhos, respire profundo e desfrute do calor da palma da sua mão. 


0 visualização
Contato

© 2017 Método Meir Schneider Self-Healing®

  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • YouTube ícone social
  • Blogger ícone social

Entre em contato com a gente e receba atualizações de palestras, cursos e workshops de Self-Healing em todo Brasil.