top of page
As Aplicações

Introdução 

O Método Meir Schneider - Self-Healing® Autocura é eficaz tanto para pessoas com algum tipo de patologia, quanto para aqueles que querem simplesmente desfrutar de uma boa condição de saúde. Ao aprender sua aplicação, ou recebê-la por meio de um educador habilitado, o indivíduo estará se prevenindo de eventuais problemas de saúde, provenientes do meio externo - como o estresse, por exemplo - ou ainda por danos em alguns dos seus sistemas corpóreos. Conheça abaixo algumas de suas principais aplicações. 

 

 

 


Prevenção 

O indivíduo que conseguir trabalhar a sua consciência corporal - das sensações de conforto ou desconforto, de sua postura e suas tensões, bem como da respiração - estará se tornando o agente principal de sua própria saúde. Neste status, ele poderá prevenir muitos dos males que a comprometem, por meio de movimentos conscientes, além de ampliar as sensações de bem-estar e vitalidade, retardando o envelhecimento. Mesmo aqueles que se encontram com alguma patologia de caráter progressivo poderão prevenir perdas futuras, beneficiando-se de um estilo de vida mais relaxado e equilibrado. 

 

 

 


LER/DORT 

Tantos as Lesões por Esforços Repetitivos (LER), como as Disfunções Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) são ocasionadas por um estilo de vida e de trabalho que incluem problemas de postura, movimentos repetitivos e aspectos psicológicos - além das características próprias de cada indivíduo. Todos esses fatores expõem um padrão restrito e desequilibrado de uso do corpo, que foi automatizado ao longo dos anos. Com o Método Meir Schneider Self-Healing®, o indivíduo não só terá um tratamento adequado às suas lesões ou problemas de saúde, como também aprenderá a movimentar-se de forma correta - encontrando poderosas ferramentas para prevenir estes males no futuro. Os procedimentos mais utilizados para isso são: isolamento muscular, melhora da respiração, quebra de padrão de movimentos e o relaxamento seguido de fortalecimento muscular. Principais aplicações: tendinite, cotovelo de tenista, bursite e síndrome do túnel do carpo. 

 

 


Problemas de Coluna 

Hoje em dia, cerca de 80% da população mundial sofre de algum tipo de limitação de movimento por causa de dores nas costas - e essa estatística, infelizmente, tende a crescer ainda mais. As maiores causas desse problema são: má postura, uso inadequado do corpo, vida sedentária e curvas acentuadas na coluna. No entanto, é possível ter uma coluna sã com sua estrutura corporal preservada, realizando movimentos com consciência, acessando os músculos corretos, fortalecendo-os e alongando-os sem sobrecarregar as articulações. No método de Meir Schneider utilizamos vários movimentos, visualizações, massagens e exercícios de respiração para acessarmos conscientemente nosso corpo e buscarmos um maior equilíbrio. A idéia central é trabalhar a totalidade do corpo para atingir o específico. Principais aplicações: discopatias, hérnia de disco, dor ciática e problemas posturais. 

 

 


Dores Musculares e Articulares 

O estresse, a má postura, o exagero nos exercícios físicos e também sua execução de maneira inadequada costumam causar dores, tensões, contraturas e até mesmo traumatismos - resultando na ruptura das fibras musculares e na consequente limitação de movimento. Porém, através de exercícios desenhados a partir de uma avaliação individual, nós podemos fortalecer de uma forma muito saudável os músculos, aumentando seu tônus e sua coordenação. Pelo método de Self-Healing também é possível prevenirmos ocorrências ainda mais graves como, por exemplo, problemas cardiovasculares e derrames - pois acreditamos que estes distúrbios estão diretamente relacionados a uma tensão excessiva no tórax e nos músculos do pescoço. Principais aplicações: artrites, artrose, fibromialgia, espondilite anquilosante e traumatismos. 

 

 


Visão 

Em nossa sociedade, fomos acostumados a acreditar que nossos olhos, diferentemente de outras partes do corpo, se deterioram inexoravelmente ao longo da vida, sem qualquer possibilidade de melhora. Consideramos inevitável a necessidade do uso de auxílios ópticos a partir de certa idade, assim como o advento das cataratas e, quem sabe, de uma degeneração macular senil. No entanto, baseado no sistema Bates de reeducação visual (William H. Bates, fundador do trabalho de melhora da visão através de exercícios visuais), o Método Meir Schneider - Self-Healing® Autocura desenvolveu meios para promover o melhor uso do aparato visual através de exercícios e práticas não invasivas, que estimulam a atenção e a percepção visual. É um método de reeducação que permite trabalhar todas as instâncias do processamento visual, tanto em casos em que houve alguma perda, como simplesmente para estimular hábitos mais saudáveis. Seu grande diferencial reside em uma abordagem global, pois consideramos que a maneira como enxergamos faz parte da dinâmica de toda a nossa postura corporal. Afinal, muito da tensão muscular acumulada pelos indivíduos vem do uso impróprio dos olhos. Pessoas que enxergam mal costumam usar a visão com esforço e ansiedade, com uma postura de "ir até o objeto" com os olhos, projetando o tronco, o pescoço e a cabeça para frente. Isso acaba resultando em dores nos olhos, no couro cabeludo, no pescoço, nos ombros e no tronco, por exemplo. Para a maioria de nós, hábitos visuais devem ser reprogramados. Precisamos reduzir o estresse e minimizar o esforço visual. Seja lendo, trabalhando ao computador, dirigindo ou apenas caminhando, é necessário buscarmos um olhar suave e flexível. Precisamos adquirir uma forma mais viva e relaxada de enxergar. Principais aplicações: erros de refração, ceratocone, estrabismo, degeneração macular, glaucoma e retinopatias. 

 

 


Desordens Neuromusculares 

Uma das mais marcantes aplicações deste método é sobre as chamadas doenças neuromusculares - especialmente as degenerativas, como a distrofia muscular progressiva, a amiotrofia espinhal e a esclerose múltipla. Ele também tem gerado resultados incríveis em casos como os de sequelas de AVC (derrame), pólio e pós-polio, traumatismo craniano, certos tipos de paralisia cerebral, lesões medulares, entre outros. Meir Schneider desenvolveu várias técnicas de massagem especificamente para regenerar os tecidos muscular e nervoso, o que não se encontra em nenhum outro programa terapêutico para essas doenças. Trata-se de um programa completo, que inclui massagem, relaxamento, desenvolvimento da consciência corporal, respiração e visualizações, sem falar nas fundamentais mudanças no estilo de vida do indivíduo. Todo esse trabalho pode gerar ótimos resultados na diminuição da progressão da doença, além de melhorar o bem-estar e minimizar o aparecimento de dores e complicações secundárias à doença. Para ir adiante e chegar a reverter o processo, com grandes ganhos funcionais, é preciso muito empenho por parte do cliente e apoio da família, pois os exercícios devem ser feitos diariamente, sendo incorporados à rotina. É possível, sim, mudar a vida dessas pessoas. 

 

 


Outras Aplicações 

Além das aplicações já citadas, este método tem se mostrado bastante útil numa série de outros aspectos. O trabalho com a respiração, por exemplo, é a chave para aumentar a vitalidade e energia em geral, diminuindo as dores, reduzindo o estresse, facilitando a recuperação de qualquer doença e retardando o envelhecimento. Asma e outros problemas respiratórios também podem ser tratados com o método. Ele também pode auxiliar consideravelmente no tratamento de doenças cardíacas e vasculares, por conta da melhoria da circulação sanguínea - especialmente nos capilares, que fazem a troca entre os tecidos. Já os problemas de má digestão, como prisão de ventre, diarréia, síndrome do colo irritado, refluxo e queimação, podem ser aliviados através de vários recursos do método para a redução do estresse, incluindo massagens abdominais. Ou seja, a ativação do sistema nervoso parassimpático, associada a um programa adequado de alongamentos e exercícios - que são as bases do método de Meir Schneider - podem ser consideradas as melhores receitas para a reversão de todos esses quadros.

bottom of page