Mitos e Verdades
Método Meir Schneider Self-Healing®
Autocura
1. O Método trata ou cura qualquer problema de saúde?
Mito. Não se trata de tratamento no sentido médico/clínico do termo, mas de um programa de reeducação do uso do corpo e dos olhos, voltado para a quebra de padrões automatizados, restritivos e prejudiciais de postura, movimento e olhar.
Por isso, o método pode ajudar a prevenir e melhorar grande variedade de problemas de saúde ligados ao movimento, que são, em sua maioria, causados ou agravados pelo uso desequilibrado e restrito do corpo. Algumas vezes os sintomas melhoram significativamente, outras interrompem ou retardam o processo degenerativo. É também excelente na prevenção de enorme gama de problemas.
2. É um método alternativo à Medicina e aos tratamentos convencionais?
Mito. Não se trata de "alternativa", pois não substitui nenhum tratamento médico, oftalmológico, fisioterápico, etc, seja ele medicamentoso, cirúrgico ou ortopédico. Não fazemos diagnóstico, apenas avaliação da postura e do movimento segundo os parâmetros do Self-Healing. Não prescrevemos remédios, nem mesmo homeopáticos ou fitoterápicos. É fundamental que o cliente procure ou mantenha o acompanhamento médico/clínico de sua preferência e que assine um Termo de Consentimento nesse sentido antes do início dos atendimentos.
O Método Meir Schneider - Self-Healing® Autocura é uma técnica terapêutica Integrativa, baseada numa consciência ampliada de saúde e de bem-estar físico, mental, emocional e espiritual e integra o rol de técnicas do Curso de Especialização Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) desde a sua criação em 2009.
3. O sucesso do programa depende do paciente?
Verdade. Somos facilitadores do processo de autoconhecimento, autodescoberta e auto cura das pessoas. Junto com o cliente, descobrimos caminhos e traçamos um programa de exercícios, massagens e recomendações. Os resultados dependem principalmente da flexibidade do cliente em mudar seus padrões físicos e mentais e da regularidade da realização dos exercícios. É essencial que a pessoa assuma a responsabilidade pelo seu corpo e sua saúde e participe ativamente do processo.
Por outro lado, os resultados também são influenciados por outros fatores como: grau de acometimento da doença ou sintoma, idade, agressividade do tipo da doença, capacidade mental de abstração e saúde mental, apoio da família, presença de outras doenças, qualificação e experiência do instrutor, frequência das sessões, etc.
4. Qualquer um pode aplicar o método Self-Healing, independente da sua formação profissional?
Mito e verdade. O uso profissional do método em sessões individuais ou grupais só pode ser feito pelos profissionais que fizeram o Curso de Formação completo, que compreende 160hs de Nível I + 100 horas de Nível II + 500 horas de estágio supervisionado (veja Formação e a relação dos profissionais credenciados e em processo de credenciamento).
No entanto, não precisa ter formação na área da saúde para participar do Curso de Formação, pois todo o conhecimento necessário é transmitido em aula à luz dos parâmetros estabelecidos pelo criador do Método, Meir Schneider, e pelos estudos individuais recomendados.
5. Fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, ortópticos, optometristas, enfermeiros e psicólogos podem aplicar o método a partir do Nível I ou workshops porque já são da área?
Mito. Qualquer profissional de saúde devidamente habilitado para atender pacientes pode incluir exercícios ou técnicas do método em seus atendimentos como parte de seu repertório, mas não pode considerar/declarar/ anunciar que está aplicando o Método Meir Schneider - Self-Healing® Autocura. Incluir uma técnica é muito diferente de ter o Método como seu quadro referencial, o que só é possível com o Curso de Formação completo, devidamente reconhecido pela School for Self-Healing (California - USA).