top of page

Desconecte-se da hiperconexão e conecte-se na saúde dos seus olhos



Você já parou e contou quantas horas você despende no seu dia, semana e mês nas mídias digitais? Tente contar e vai se assustar com o número de horas que você ficou absorvido por elas.


Os Smartphones, computadores e mídias tecnológicas hoje fazem parte na nossa vida e nos auxiliam sendo muito eficientes para comunicação, trabalho , lazer , etc

Mas também têm acarretado muitos danos tal como a

dependência e excesso de uso, sem falar que poucas pessoas sabem que as telas próximas causam muito stress visual.


Fico me perguntando:


O que isso traz de prejuízo para a nossa visão hoje e no futuro?


Que visão nossos jovens vão ter quando envelhecerem?

Sabemos hoje que a degeneração macular associada à idade tem altos índices de ocorrência por causa do uso excessivo da visão central. E é esta visão que hoje estamos sobrecarregando o tempo todo.


Este mês foi publicada uma pesquisa nos EUA falando sobre os efeitos causados no cérebro em crianças e jovens onde se observou :atrofia cerebral, aceleração do processo de envelhecimento , dificuldades cognitivas e comportamentais e conclui sugerindo que as pessoas tentem usar aplicativos que limitem o uso de telas para crianças e adultos.


Leiam:



Observe ao seu redor e veja quantas pessoas usam o celular em todas as ocasiões cotidianas e escrevem mensagem andando, o que é pior ainda para nossa retina.


Quando olhamos para perto os músculos se contraem e a lente dentro dos olhos ,o cristalino ,muda de forma para dar o foco e se contrai mas se ficamos o tempo todo só nessa distância isso é muito prejudicial para o nossos olhos.


Olhamos para longe, e este olhar é muito benéfico pois favorece ao relaxamento da musculatura da lente consequentemente trazendo mais equilíbrio para a nossa visão.


Também existe uma questão pontual, a cabeça está sempre projetada para frente e flexionada desalinhando todo o nosso corpo. É o chamado "Pescoço de mensagem".


Com certeza vamos contribuir para aparecer precocemente patologias oculares que poderiam ser evitadas ou levariam mais tempo para se desenvolverem.


Proponho a você diminuir o tempo que fica diante dos estímulos visuais (celulares, Ipad, computador, TV) e desfrute de um passeio ao ar livre, olhe para longe, veja detalhes a sua volta.


Respire profundamente e desconecte-se!!!


Eu mesma fiz um detox digital no mês passado e fiquei por três dias com uso limitado do celular e mídias. Só ligava por alguns minutos para ver se tinha alguma mensagem urgente e me surpreendi como a minha visão melhorou. Atualmente tenho presbiopia, vista cansada, e uso óculos para ler de perto e notei grande melhora na minha acuidade visual, além de mais tempo para fazer outras atividades de auto-cuidado e lazer.


Gostaria de encorajá-los a fazer isto, se não for um dia todo, pelo menos no final de semana, limite o tempo no seu celular, computador.


Faça mais atividade física, sociais, artísticas, encontre novas formas de se conectar e encontrar seus amigos.


Temos que nos responsabilizar pela nossa saúde visual agora e conscientizar as pessoas para que a geração futura preserve a sua visão para toda a vida.


Algumas dicas para você ter uma melhor visão:


  • Limite o tempo de uso dos celulares e computadores;

  • Fique na luz natural sempre que possível.

  • Não olhe sempre para perto;

  • Faça pequenas pausas, respire profundo e olhe longe;

  • Contemple o que você vê;

  • Caminhe e observe os detalhes;

  • Dê banho de sol nos seus olhos, sempre fechando-os, no sol fraco de manhã e movimente a cabeça de um lado para o outro.

  • Faça relaxamentos no escuro, cubra os seus olhos, respire profundo e desfrute do calor da palma da sua mão.



Ana Paula Figueiredo

Terapeuta Ocupacional

anpfig@gmail.com


75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page