top of page

Como você Pisca?

Piscar é fundamental para os olhos! Deveríamos piscar o dia todo como o bater das asas de uma borboleta, de forma leve, em ritmo de 3 em 3 segundos mais ou menos, tipo: um, dois, três, pisca, um, dois, três, pisca, como um mantra: “um, dois, três, pisca, um, dois, três, pisca…”.


Eu sou Alja Lamas, educadora visual do Self-Healing, que é um método que cuida dos olhos, através de exercícios, massagens e outras técnicas. 

O Self-Healing tem vários exercícios de piscamento e estimula o piscamento natural o dia todo.


Ao piscar devemos fechar totalmente os olhos, encostar a pálpebra superior na pálpebra inferior para lubrificar todo o olho. Às vezes a pessoa tem a pálpebra encurtada e não consegue fechar o olho totalmente, desta forma na parte inferior dos olhos, vai ficando uma faixinha ressecada, que pode causar uma Síndrome de olho seco.


Tem gente que ao dormir, não fecha completamente os olhos, o que faz um grande mal. Se você acorda de manhã com os olhos irritados, pode pedir para uma outra pessoa observar se você fecha os olhos completamente enquanto dorme e se isto acontecer habitue a massagear suavemente as pálpebras no sentido da sobrancelha para os cílios. Esta massagem fará a pele e músculos da pálpebra esticarem um pouquinho para os olhos fecharem mais facilmente. (Mais de uma vez eu conheci pessoas que começaram a ter este problema de pálpebra encurtada após uma cirurgia para corrigir pálpebra caída. Isto acontece quando o cirurgião tira mais na pálpebra do que deveria).


Com exercícios de piscamento conseguimos uma melhora muito boa para os problemas de olho seco. Podemos fazer exercícios de piscar mais rápido, mais forte, ou piscando só um olho e depois piscando o outro, existem várias formas de piscar.


Temos que observar e cuidar para não diminuirmos a frequência do piscamento, quando estamos trabalhando no computador ou em um outro trabalho que exija grande concentração. Nestas situações é comum diminuirmos o piscamento em até 10 vezes. Se o normal é uma piscadela a cada 3 segundos, quando se trabalha no computador é comum a frequência passar para uma piscadela, a cada 30 segundos ou mais, o que é péssimo para os olhos.


É importante observar se estamos piscando frequentemente enquanto trabalhamos no computador ou olhando no celular e é muito benéfico procurar fazer sempre exercícios conscientes de piscamento, para o hábito de piscar se tornar automático depois.


Saiba mais sobre o o trabalho de Alja Lamas pelo site:

https://mulheresquecaminhamjuntas.com.br/vereviver/

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page